Onde Comer

TERÇA-FEIRA, 18 DE SETEMBRO DE 2012

Tiro Liro Bar

No fim de semana aproveitei para encontrar um casal de amigos que são muito especiais, ela minha amiga de infância que também se mudou para a paulicéia desvairada e se casou com um peruano muito gente boa.

Destino ou coincidência, nos encontramos na mesma fase de vida, e conseguimos fazer negócio juntas, mas outro dia eu conto sobre o acordo. Como falar de negócios com amigos é sempre muito mais prazeroso, eles me levaram para conhecer um simpático boteco, com ares de antigamente no bairro da Pompéia chamado Tiro Liro, dos mesmos donos do delicioso e tradicional restaurante Dona Felicidade que fica na Vila Romana.

Em uma antiga casa de esquina, com uma decoração simples e atendimento de primeira, o bar oferece entradas maravilhosas, ótimo local para tomar uma cervejinha gelada e comer bons petiscos. Destaque para o caldinho de feijão e a cestinha comestível de parmesão com lascas de lombo de bacalhau puxadas no azeite, alho, cebola e pimenta do reino, o melhor bacalhau que eu já comi!

Da próxima vez que estiver por aqueles lados, não deixe de passar pelo Tiro Liro.

Tiro Liro
Rua Cotoxó
Tel. (11) 3868 - 3551

SEGUNDA-FEIRA, 3 DE SETEMBRO DE 2012

348 - Parrilla Porteña!
Ontem o dia em São Paulo estava lindo, depois da lua azul que todos esperaram, o sol não ficou devendo nada, e o dia estava mais do que apropriado para sair com os amigos. Aproveitei para reunir toda a galera, e fomos ao restaurante portenho 348 - Parrilla Porteña.

Como estávamos em quase 20 pessoas, demoramos mais de 1 hora para sentar, mas conseguimos umas mesinhas logo na entrada e bebendo a famosa cerveja argentina Norteña, junto com a deliciosa polenta frita com alho e o bate papo agradável, o tempo passou rapidinho.

Como era de se esperar, os destaques do cardápio são as carnes, e realmente são muitos gostosas. Além delas também pedimos as famosas batatas ao murro, alcaparras gigantes, empanadas argentinas de queijo com alho poró, a salada Juliana que é maravilhosa, essa você não pode deixar de comer! E para terminar panqueca de dulce de leche, ahh como me gusta!

Não preciso nem dizer que saí de lá quase rolando de tanto comer! Uma ótima opção para ir com os amigos para um almoço sem pressa e principalmente quando você estiver com vontade de comer um bom ojo de bife.

Bjos e ótima semana!

348 - Parrilla Porteña
Rua Comendador Miguel Calfat, 348, Vila Olímpia
Tel.: 11 3849 0348

SEXTA-FEIRA, 17 DE AGOSTO DE 2012

Restaurante Candela
A Gabi da Boutique de Ideias comemorou o aniversário dela no novo restaurante chamado Candela, onde ficava o antigo 3x4. O lugar ficou muito diferente e lindo, adorei a decoração com temática rústica e contemporânea e paredes de tijolos aparentes. A escolha do nome não foi por acaso, Candela em italiano significa “vela”, e a casa possui cerca de 130 velas por todo o espaço.

O público é descolado, uma galera bonita, que se encontra por lá para fazer o esquenta, antes de ir para a balada. O cardápio com influência italiana e francesa, e opções simples e gostosas foi criado pelo renomado chef Erick Jacquin, e o desenvolvimento das receitas fica por conta da chef Rachel Codreanschi.

O novo restaurante incentiva o uso da bicicleta e oferece um estacionamento para as “magrelas”.

Na minha opinião, o principal destaque da casa são os drinks, durante a comemoração experimentamos vários, criados pela bartender Adriana Pino exclusivamente para o Candela. E ela está de parabéns! Realmente são ótimos!

Destaque para os drinques servidos em jarras, como é o caso do Manjerito (R$ 95, 1 litro), que leva vodca Cîroc, manjericão, laranja e club soda; e da Vodca Cîroc Coconut (R$ 125, 1 litro). Para quem gosta de frutas vermelhas, há a opção do Cîroc Red berry Punch (R$ 125, 1 litro), com Cîroc Red Berry, fios de frutas cítricas, frutas vermelhas cortadas, suco de cranberry e club soda. Opção borbulhante, a Cîroc Champagne Cosmo (R$ 110, 1 litro) leva Cîroc, Cointreau, suco de cranberry, gotas de limão e espumante brut.

Bjos e ótimo fim de semana.

Candela - Red Berry Punch

Candela - El Matador

Candela
Rua Bandeira Paulista, 676, Itaim. Tel. (11) Tel.: (11) 3078-0288.
Horário de funcionamento: de segunda a quinta, das 12h às 15h e das 18h às 3h (cozinha fecha à 12h30). Sextas e sábados: das 12h às 3h (cozinha fecha às 12h30). Domingos, das 11h às 16h

QUARTA-FEIRA, 8 DE AGOSTO DE 2012

Chez Lorena
No último sábado aproveitei para voltar a um agradável restaurante que eu já tinha gostado muito, mas ainda não tinha indicado por aqui, chamado Chez Lorena, que fica no meio do Jardins. Quem passa na rua e vê a varanda tem a impressão de ser um lugar bem informal, mas vai se surpreender ao conhecer a parte interna, decorada com muitas velas, é um lugar muito aconchegante.

Ideal para ir com as amigas em uma tarde de sol, depois das compras e sentar na varanda, e a noite na área interna para um jantar a dois.

Em meio a um bate papo bem animado, colocando a fofoca em dia com as amigas, pedi uma sangria de vinho tino, ahh como me gusta, acompanhando uma maravilhosa entrada de jamón serrano ao forno, muito crocante, essa é imperdível, não deixe de pedir. A polenta frita também estava deliciosa.

Experimentamos a cerveja artesanal da casa, sabor forte e bem gostoso, e vem em uma garrafa linda, que tentei comprar de todo jeito, mas infelizmente eles não vendem.

Depois de tantas entradas, foi difícil escolher o prato principal, mas como estávamos sem pressa, no fim do dia pedi o nhoque recheado de mussarela, creme de parmesão e farofa de pão, sensacional!

Vale muito a pena, quando for lá, me conta o que você achou.

Chez Lorena
Al. Lorena, 1989
Tel.: 3081 29 66

SEXTA-FEIRA, 29 DE JUNHO DE 2012

Restaurante Nou
Na semana passada saí para jantar com uns amigos, e como sempre é aquela lenda de qual restaurante escolher. Sempre dou preferência pelos que ainda não fui, e depois de muitas trocas de mensagens, resolvemos conhecer o Nou, que fica na Ferreira de Araújo em Pinheiros.

O cardápio é trivial, sem muitas inovações, mas agradou todos da mesa, e olha que neste dia estavam os mais críticos!

De entrada pedimos Bruschettas (R$ 20,00), e Vinagrete de lula grelhada ao chimimhurri (R$ 16,00), que estava maravilhosa. Para o prato principal, os destaques foram: Robalo ao molho de açafrão com risoto de grãos e saladinha de ervas (R$ 47,00), Filé mignon com presunto parma, molho de cogumelos, linguine na manteiga e sálvia (R$ 50,00) e Risoto de Cogumelos ao azeite de trufas (R$ 37,00).

Se no final de semana você ficar em duvida, tá aí uma dica de ambiente agradável e preço acessível.

Nou
Rua Ferreira de Araújo, 419
Tel.: (11) 2609 6939

SEXTA-FEIRA, 15 DE JUNHO DE 2012

Comer em Lisboa!

Já ouviu falar da Srta Holly? Inteligente, divertida, questionadora, analítica. Sempre com um comentário oportuno e engraçado, aquele tipo de amiga que quando acontece algo novo na sua vida, independente se é bom ou ruim, você precisa correr para contar, porque a opinião dela faz a diferença.

Muitas das histórias que ela vivencia ou conhece por aí, você pode acompanhar se divertindo e se emocionado no Só Ponderando...

Ah, já ia esquecendo de contar que ela também é muito refinada, nas suas últimas férias, passou uma temporada em Lisboa e separou uma lista de restaurantes imperdíveis. Se você está programando uma temporada na terra do bacalhau, não deixe de anotar as dicas abaixo.

Gi

"Além de linda e encantadora com suas livrarias, sebos, o rio Tejo, tristes fados e ruelas charmosas Lisboa é uma cidade repleta de ótimas opções gastronômicas.

Recebi dicas de uma amiga portuguesa que mora no Brasil e alguns amigos apaixonados pela capital portuguesa, cruzei as listas e comecei minha incursão pela cozinha lusitana.

Minha primeira opção da lista era o Belcanto por José Avillez, mas acabei sabendo que esse é um restaurante sofisticado e como estava sozinha fiquei com um pouco de preguiça de encarar, quando acabei descobrindo o outro restaurante do chef Avillez, no Chiado, aberto no final de 2011.

Com um ambiente descontraído e informal, o Cantinho do Avillez propõe uma cozinha simples, com um toque de sofisticação, pratos tradicionais com influencias das andanças do jovem chef. Como a maioria dos restaurantes bons da cidade é preciso de reserva, como fiz em cima da hora a opção foi me sentar no balcão o que acabou sendo a melhor pedida!

A barwoman simpaticissíma é uma brasileira que vive há alguns anos em Lisboa e me indicou um vinho branco delicioso, fresco e furtado como eu gosto, o Três Bagos e de quebra me ajudou a escolher os pratos, a entrada foi um queijo Nisa no forno, com presunto e mel de rosmaninho, que é de chorar de bom!

Hospedada no Bairro Alto Hotel fui almoçar em seu famoso terraço. A vista para o rio Tejo já vale o programa! As opções do cardápio são saladas, sanduíches, massas, tudo muito leve e frugal. Optei por um cous cous com camarões, acompanhado por um vinho branco gelado que foi perfeito! Muitas pessoas vão até lá apenas para tomar drinks e admirar o por do sol, um super programa!

O Bistro 100 Maneiras - filhote do restaurante100 Maneiras - do chef iugoslavo, cujo o nome eu nem imagino como se pronuncie, Ljubomir Stanisic, fica no Largo da Trindade em um lindo prédio art deco e tem uma decoração primorosa, além de atendimento muito simpático. O Risoto de Cogumelos com Camarão Tigre parece ser um dos pratos bem indicados do restô e depois de experimenta-lo fácil entender o porque.

Conhecido como um bom lugar para ver e ser visto em Lisboa o restaurante Pap’Açorda é sucesso há mais de trinta anos. O simpático José Maria, um dos sócios da casa me contou que já teve propostas para abrir sua casa em São Paulo e nunca encarou o desafios pois no Brasil ele não encontra bacalhau do tamanho dos de Lisboa.

Descobri que ele não estava exagerando quando chegou à minha mesa o Bacalhau no Forno com Batatas ao Murro que pedi. Uma posta gigante, tenra, deliciosa! O ambiente bonito e agradável mistura clientes de idades diversas, locais e turistas. Mas o ponto alto é o mousse de chocolate, que chega a sua mesa em uma grande travessa de alumínio (quase uma bacia) e o garçom pega uma GRANDE colherada e pede para você ajudá-lo com a sua colher a despejar aquela perdição em seu prato! Um escândalo!

Além de já estar na minha lista, quando conversei com o José Miranda do Pap’Açorda ele me convenceu que o melhor para a Bica do Sapato (de onde ele é sócio também, junto com John Malcovicht e Catherine Deneuve) era o brunch do domingo e acatei a ideia. Não estava um tempo bom, o que foi uma pena, porque o lugar fica em um antigo armazém as margens do rio Tejo, em dias bons vale sentar na parte de fora. O brunch é servido em buffet caprichadíssimo, com uma variedade tão grande que chega a confundir, no melhor dos sentidos!

A chef Manuela fica o tempo todo pelo salão preocupada em falar com os clientes, dando dicas e sugestões do que optar entre tantas delícias.

Essa foi a minha experiência deliciosa pela terra do bacalhau.

Srta Holly"

SEGUNDA-FEIRA, 4 DE JUNHO DE 2012

Zena Caffé Jardins
Neste último domingo aproveitei que o namorado foi viajar para fazer um almoço feliz só com as meninas, o dia estava ensolarado então nada melhor do que escolher um restaurante aberto e com uma comida deliciosa para colocar todas as fofocas em dia.

Acertamos e muito ao ir no Zena Caffé nos Jardins, do simpático chef Carlos Bertolazzi que também é apresentador do Homens Gourmet. O ambiente é agradável, descontraído e se esforça para ter o ar de uma vila italiana.

Os garçons são atenciosos e a única dificuldade foi escolher qual prato provar, porque todo o cardápio parece ser delicioso. Os preferidos do almoço foram: Entrada - bolinho de arroz com mix de cogumelo e queijo (R$ 18,00). Prato principal - Penne al funghi al limone (R$ 26,00) e o Nhoque com fondue de queijo stracchino (R$ 27,00). A sobremesa: Focaccia recheada com nutella servida com sorvete (R$ 16,00).

O almoço foi excelente e com gostinho de quero mais!

SÁBADO, 26 DE MAIO DE 2012

Dia do Hambúrguer
Nesta segunda-feira, 28 de maio será comemorado o dia nacional do hambúrguer! Se você é daqueles que adora trocar um prato por um sanduíche, já tem a desculpa certa.

Abaixo separei algumas sugestões de restaurantes que estão preparando um cardápio especial para esta data.

Veja todas as opções e me conta qual é a sua preferida.

Bjoss

Giovana

Baruk
O famoso restaurante árabe sugere o Hambúguer Oriental, feito com 200g de hambúguer de kafta - feito de carne moída com especiarias árabes - servido no prato, com shimeji branco, champignon paris, shitake e salada de folhas verdes (R$ 27,90).

Alameda Raja Gabaglia, 160 - Vila Olímpia
www.restaurantebaruk.com.br

Butcher's Market
Casa descolada e considera "piece of New York indica o OT Burger, hambúrguer de 180g em cama de picles, blue cheese, bacon defumado, onion rings e molho doce apimentado (R$29,00) e o Mushroom Burger hambúrguer de 180g com com cogumelos e queijo mozzarella com house ketchup (R$27,00).

Rua Bandeira Paulista, 164

General Prime Burger
Apresenta três novidades feitas com hambúrgueres de 200g de carne (duas com carne de javali e uma com frango), disponíveis no cardápio até 04 de junho. São eles o Prime Frango (R$ 29), composto por hambúrguer de frango acompanhado de queijo minas, alface, tomate e vinagrete de cogumelos e molho de pimenta, tudo embalado em um leve pão caseiro; GPB javali (R$ 38), com hambúrguer de javali, queijo prato, pepino marinado, cebola empanada e frita, servido no pão de hambúrguer tradicional; e o Prime Javali (R$ 39), feito com hambúrguer de javali, queijo cheddar, vinagrete de queijo coalho e cebola grelhada, tudo envolto em pão preto.

Rua Joaquim Floriano, 541
www.generalprimeburger.com.br

The Fifties
Clássico e premiado Pic Burger, com 150g hambúrguer de picanha com alface juliana, cebola picada, queijo e molho especial (R$22,50) ou, para quem preferir uma opção mais leve, o Turkey Burger, com hambúrguer de peru, cream cheese, folhas de rúcula e tomates no pão de hambúrguer integral (R$17,90).

Alameda Santos, 1015
www.thefifties.com.br

TERÇA-FEIRA, 10 DE ABRIL DE 2012

Feira Pós Balada

As nossas parceiras do We Share Ideas postaram um novidade muito bacana para os baladeiros que adoram comer antes de voltar pra casa.

Nos dias 21 e 21 de abril acontece no pátio do restaurante Sal Gastronomia, a primeira edição de "O Mercado", evento que reunirá alguns dos melhores nomes da gastronomia paulistana à arte, música e cultura, a céu aberto e com entrada gratuita.

Dá uma olhada lá no site que vale a pena: Feira Pós-Balada ou não!

o mercado

TERÇA-FEIRA, 27 DE MARÇO DE 2012

Tea Connection

Na semana passada, uma amiga querida me levou para conhecer um restaurante deliciosa chamado Tea Connection, que fica na Alameda Lorena, no Jardins.

A gastronomia é natural, os pratos são preparados na hora, com ingredientes frescos e naturais,o lugar é muito agradável, e bem moderninho.

Eu pedi a sugestão do dia, chamado Saudável Vegetariano: Rice burguer + queijo derretido+ purê de abóbora+ rúcula + tomate com vinagrete leve, tempero de cenouras e manjericão. Para acompanhar águas de fruta, que é uma delícia, bem refrescante e natural, escolhi a opção ameixa. O prato também acompanha salada de frutas. Tudo por R$ 32,00.

O nome do restaurante não é por acaso, a especialidade da casa são os chás, com blends que eles mesmos desenvolvem inspirados nos sabores do mundo, Sencha do Japão, Oolong da China, cacau do Equador, blueberrys patagônicos, baunilhas doces do Brasil, e por aí vai...

Da próxima vez, que você for ao Jardins vale a pena conhecer o Tea Connection.

TERÇA-FEIRA, 28 DE FEVEREIRO DE 2012

La Faire La Bombe

Outro dia estava andando pelo bairro de Pinheiros, e sem querer avistei um lugar muito charmoso chamado La Faire la Bombe, entrei para tomar um café,e para minha surpresa a casa era especializada somente na famosa bomba como é conhecida aqui no Brasil, e éclair como é chamada na França.

Me encantei pelo lugar, e descobri a história da chef Mariana Araújo, que realizou o sonho de inaugurar uma confeitaria especializada em um produto só, se inspirou em uma expressão francesa para escolher o nome "La Faire La Bombe" = levar a vida com prazer, explodir de felicidade.

"Estudei muito esse doce em vários países, como França, Inglaterra, Brasil, Portugal, entre outros. Depois de muitos testes criei estes sabores que hoje estão fixo no cardápio da loja", conta a chef toda orgulhosa.

O difícil pra mim foi escolher qual bomba comer primeiro! No cardápio você encontra as bombas Clássicas, como a de creme com recheio de creme de baunilha e coberta por chocolate ao leite, a de chocolate e a de brigadeiro.

Bombas Clássicas. Grande R$ 6,50 - Pequena R$ 4,00 - Mini R$ 3,00

Há também as Vintage: de frutas vermelhas (creme de frutas vermelhas coberta com chocolate branco e açúcar cristal), de doce de leite (doce de leite coberta com chocolate branco e ao leite) e,  ainda, de capuccino (creme de capuccino e coberta com chocolate branco, canela e  açúcar).

Bombas Vintage. Grande R$ 7,00 - Pequena R$ 4,50 - Mini R$ 3,50

E as Especiais: blueberry (recheio de merengue, mascarpone e blueberry não vai chocolate); de amêndoas (creme de amêndoas coberta com chocolate branco e amêndoas aminadas); jabuticaba (creme de jabuticaba com chocolate branco, coberta com chocolate branco); de damasco (creme de damasco com chocolate branco, e rum envelhecido coberta com chocolate meio amargo) e de pistache (creme de pistache
coberta com chocolate branco e lascas de pistache).

Bombas Especiais. Grande R$ 7,50 - Pequenas R$ 5,00 - Mini R$ 4,00

E para quem tem restrição de açúcar há também as opções de chocolate e creme diet.

Hoje já são vendidas em média de 700 a 1000 bombas por dia, e ela também aceita encomendas, que devem ser feitas com 2 dias de antecedência. E as mini bombas, mínimo de 30 unidades.

Tenho certeza que você está com água na boca! Vale a pena visitar.

Fachada da Loja

Interior da Loja

Chef Mariana Araújo

La Faire La Bombe
Rua dos Pinheiros, 223
Tel. (11) 2628 7667

SEGUNDA-FEIRA, 27 DE FEVEREIRO DE 2012

10ª Edição do Restaurant Week

O pré lançamento da 10ª edição do Restaurant Week começa hoje dia 27 e vai até 4 de março apenas para os clientes Mastercard Black e Platinum, com reservas feitas preferencialmente pelo telefone 0800 - 7252025.5

Para todos os clientes, o evento acontece de 5 a 18 de março, e estará presente em São Paulo, Campinas, Cotia, Embu, Ribeirão Preto e Santos, com mais de 200 casas participantes, que oferecerão menus especiais, formados por entrada, prato principal e sobremesa por preços promocionais: R$ 31,90 (almoço) e R$ 43,90 (jantar).

Neste ano, a contribuição opcional de R$ 1 será destinada à Associação Comunitária Monte Azul, localizada na periferia da zona sul paulistana, que tem atuação voltada à cultura, educação, saúde e meio ambiente.

Separei alguns restaurantes de São Paulo que eu adoro e vale a pena conhecer, mas não deixe de conferir a lista completa no site do evento: http://www.restaurantweek.com.br/default.asp?id=58

Di Bistro

www.brieresto.com.br

QUINTA-FEIRA, 9 DE FEVEREIRO DE 2012

Mocaccino Chocolat Du Jour

Da próxima vez que você for passear pelo Shopping Cidade Jardim, se delicie com a novidade da Chocolat Du Jour:  drinks com chocolate!

Como todos os detalhes da loja são lindos e delicados, as coqueteleiras que são utilizadas para a elaboração das bebidas, viram criativos vasos para as flores, nos tons rosa e roxo para decorar as mesas. Adorei a ideia!

Além do Choco Chaud, o tradicional chocolate quente, e o Choco Frappé, batido com gelo, a aposta para o verão é o Mocaccino, drink gelado que mistura café ao chocolate.

Certeza que vc ficou com água na boca.

Bjosss

QUINTA-FEIRA, 26 DE JANEIRO DE 2012

São Miguel do Gostoso
Como 2011 foi um ano estressante, com muitos acontecimentos tanto na vida pessoal, como profissional, quis passar o Ano Novo em um lugar tranquilo para aproveitar a natureza e descansar, a cidade escolhida foi: São Miguel do Gostoso.

Engraçado o nome né? Um vilarejo de 8.000 habitantes que fica há 1 hora de Natal - RN, com praias lindíssimas, sol todos os dias e muito vento, tanto que é considerada uma das melhores praias do mundo para a prática dos esportes à vela. Gostoso é parada obrigatória dos profissionais nacionais e internacionais de kitesurf e windsurf.

Os moradores são muito simpáticos, e já se acostumaram com a grande quantidade de estrangeiros que moram lá, principalmente os italianos. E a culinária também é ótima, mas não tenha pressa porque tudo é feito com muita calma.

Se você for a Gostoso, vale a pena visitar os restaurantes abaixo.

Bar do Tico
Restaurante e bar, perto da praia, bem simples, com as garçonetes sempre simpáticas, e cerveja bem gelada. Não deixe de pedir uma porção de camarão frito e isca de peixe, e claro tudo acompanhado com muita macaxeira. Só cuidado com a pimenta, porque é daquelas bem forte!

Restaurante Girassol
Para um jantar romântico, vale a pena conhecer o restaurante Girassol que fica dentro da pousada com o Lagoa Mar, que é muito charmosa. Os donos são de Ribeirão Preto e Poços de Caldas (sempre encontro com alguém da terrinha, hehe) e fazem questão de atender pessoalmente os clientes, mas é preciso escolher o prato com antecedência. Então na volta da praia já aproveita para fazer sua reserva. Sugiro o prato Mix Lagoa Mar, e sorvete de sobremesa.

Jack Sparrow
Durante o dia, não há muitas opções de bares na praia porque a maioria do pessoal está no mar praticando Kite, mas há o Jack Sparrow de um simpático catalão que largou tudo quando conheceu as praias paradisíacas de Gostoso. E não subestime o lugar rústico, ele faz a questão de servir porções diferenciadas, com um toque espanhol. Não deixe de pedir a batata com polvo.

Restaurante da Tartuga
Vale a pena pegar o bug e andar uns 8 km apreciando a natureza, para conhecer a praia de Tourinhos, a paisagem é linda e o mar bem tranquilo. Dessa vez aproveitei para provar um prato bem diferente do restaurante Tartuga: Risoto de Caju! Muito bom, nunca tinha pensado nessa opção, é delicioso e tem um sabor levemente adocicado.

Pizzaria Quintal
Eu gosto muito de peixe e camarão, mas confesso que no último dia já não aguentava mais frutos do mar! Tive uma grata surpresa na Pizzaria Quintal que não fica atrás das famosas pizzarias de São Paulo. A massa é bem fina, com vários sabores no cardápio, uma delícia!

TERÇA-FEIRA, 24 DE JANEIRO DE 2012

Aniversário de São Paulo
Nessa quarta-feira, a "terra da garoa" completa 458 anos! E como um dos passeios preferidos dos seus moradores é sair para comer, vários restaurantes e bares da cidade preparam cardápio e drinks especiais para a data.

Segue a lista que separamos pra você!

Terraço Itália
Eu adoro lugares com uma bela vista da cidade, e uma das mais bonitas de São Paulo é a do restaurante Terraço Itália, que fica no centro. Se você ainda não teve a oportunidade de visitar, de 23 a 27 de janeiro, o complexo oferece um presente aos paulistanos e turistas, e abrirá gratuitamente para visitação do terraço panorâmico, das 15h às 18h.

E no dia 25 de janeiro, o chef Samuele Oliva resgatará as clássicas receitas do Terraço Itália em um delicioso buffet com Prosecco incluso, ao preço de R$ 95,00.

Entre os pratos estarão a Lagosta ao Thermidor, Trance de badejo ao Luis XV, Truta com amêndoas e Brochete de camarão com arroz a grega. No jantar, além do edifício receber uma iluminação especial, será organizado um "Parabéns" com direito a brinde e bolo elaborado especialmente para a ocasião.

Quem preferir curtir a bela vista tomando clássicos drinques, como Cosmopolitan e Mojito, no vistoso Piano Bar, a animação ficará por conta de Ricardo Baldacci Trio, especialistas em swing-jazz das décadas de 40 e 50 e aclamados por admiradores de boa música pelos salões afora na capital paulistana.

Vale ressaltar que a visitação pode não acontecer em caso de chuva e haverá restrições de capacidade e vestimenta.

Endereço: Avenida Ipiranga, n°344 - 41° - Centro
                                                     Telefone: (11) 2189-2929

Eu, Tu, Eles
O barman Leandro Rasta criou o drinque Cambuci Ice Tea, para homenagear a cidade, que é composto com cachaça feita com Cambuci, fruta nativa de São Paulo desde a época do descobrimento, suco de limão siciliano e ice tea de limão por R$ 19,90.
O Eu, Tu, Eles já é conhecido pela galera bonita que reúne para o happy hour durante a semana e também aos domingos a tarde.

Endereço: Av. Faria Lima, 2902.
                                                           Telefone: (11) 3071-4535

Mercearia do Francês
A tradicional Mercearia do Francês preparou um cardápio que mistura sabores da culinária franco- brasileira. De entrada, L'assiette de patê de campagne dos bandeirantes como prato principal, Truta a paulista, grelhada ao balsâmico e mel, farofa de camarão e feijão fradinho. Menú (R$ 51,00) por pessoa, válido para almoço e jantar nas unidades de Higienópolis e Perdizes.

Higienópolis: R. Itacolomi, 636. Tel. (11) 3214-1295
                                           Perdizes: R. Ministro Ferreira Alves, 282. Tel. (11) 3675-6696

Cervejaria Patriarca
A Cervejaria Patriarca traz no seu cardápio um resgate da história da culinária brasileira, e sua influência africana e européia. Como boa parte do cardápio é harmonizada com cervejas e cachaças, para homenagear São Paulo, a nova unidade localizada na Vila Nova Conceição, oferece a caipirinha Paulista, composta de limão, gengibre e um toque de mel, por R$ 20,00.

Endereço: Av. Hélio Pellegrino, 198 – Vila Nova Conceição

SEGUNDA-FEIRA, 9 DE JANEIRO DE 2012

Restaurante Alma María
Na semana passada aproveitei meus dias de férias para bater pernas no Jardins, encontrar com umas amigas que trabalham por lá, e conhecer o restaurante espanhol que acabou de inaugurar na Oscar Freire, chamado Alma María.

Você já percebeu que eu tenho "uma queda" pela culinária espanhola, e o cardápio que o chef catalão Tony Botella preparou está de "comer rezando"! Traz influência das regiões da Andaluzia, País Basco, Catalunha, Valência, Galícia e até das Ilhas Canárias.

Além da comida, o restaurante é lindo, projeto do arquiteto Arthur Casas que transformou o espaço em um verdadeiro restaurante espanhol, com a tipica "barra" (balcão) que serve tortillas, pan con tomate, queijos e jamóns ibéricos, e também os deliciosos pintxos (pequenos aperitivos para comer com palitos).

No cardápio há opções especiais com toques contemporâneos, saladas deliciosas, e até o clássico espanhol que eu adoro, o fideua (lê-se fideuá) – macarrão do tipo cabelo de anjo, elaborados com o mesmo processo dos arrozes espanhóis, há a versão fideua de verduras (R$ 39), fideua negro com lulas e sua tinta (R$ 46), fideua de lagosta (R$ 48) e fideua de mix de cogumelos (R$ 42).

E como não podia faltar, a famosa crema catalana está na lista de sobremesa, entre outras maravilhas.

Tenho certeza que você ficou com vontade de marcar o próxima almoço ou jantar lá.

Alma María
R. Oscar Freire, 439 – Jardins.
Tel. (11) 3062-0047
Horário de funcionamento: De domingo a quinta-feira, 11h a 0h. Sextas e sábados, 11h a 1h.

Pulpo a la gallega

QUARTA-FEIRA, 21 DE DEZEMBRO DE 2011

La Vera Pasta

Para você que gosta de massas ou para você que ainda não sabe o o que irá servir neste Natal, aqui vai uma ótima dica: La Vera Pasta. A especialidade é massa, mas o cardápio é bem variado.

Eu mesma já experimentei o ravioli (que tem vários recheios deliciosos) e os molhos champagne, de tomate fresco e o fendi. Todos demais!!! Fui lá ontem e, mesmo com a loja lotada, fui muito bem atendida!!! E os preços são ótimos!!!

E vocês não vão acreditar no que vi... claro que convenci eles de me darem um para mostrar para você: Árvore de Natal e Papai Noel de mussarela de búfala! Não é o máximo? Fiquei sabendo que lá sempre tem especiais, dependendo da comemoração... pode deixar que vou ficar de olho para depois mostrar tudo para você!

La Vera Pasta
Rua Canário, 501 - Moema
São Paulo, SP - 04521-001
Tel.: (11) 5051-3912

SEGUNDA-FEIRA, 5 DE DEZEMBRO DE 2011

Restaurante e Café 62 graus
A Ro do blog Da Feira ao Baile que também é colunista do site We Share Ideas me deu uma dica de um lugar muito interessante em Pinheiros que mistura, lojinha, café e restaurante com comida light e preço bem acessível.

Não podia deixar de dividir com vc.

Dá uma olhada no post 62 graus.

TERÇA-FEIRA, 29 DE NOVEMBRO DE 2011

CIAO! Vino & Birra

Você se lembra da Claudia de Cillo que recentemente abriu a empresa Pense & Acontece de consultoria e serviços para eventos personalizados? Pois é... ela nos enviou um email indicando um restaurante, o CIAO! Vino & Birra.

Certeza que vou lá neste fim de semana! E você?

Ilana

"Sábado mesmo fui num restaurante e falei com o gerente sobre a Cozinhateca!! de como vocês dão dicas de lugares bacanas, e as sugestões!! Como gostei muito do lugar, do atendimento, da comida, (um rigatone ao funghi), tomei um vinho (que veio de forma charmosa numa garrafinha, geladinho), da marca “Tília” de Mendoza, enfim, a conta é trazida num “baldinho”, um charme, adorei, vale a pena vcs conhecerem..

CIAO! Vino & Birra
Rua Tutóia, 451 - Paraíso
Tel.: 11 2306-3561

Grande abraço, e boa sorte pra nós todas!!!

Claudia de Cillo"

Você também vai gostar dos posts de Por aí...

QUINTA-FEIRA, 17 DE NOVEMBRO DE 2011

Pense & Acontece - Eventos personalizados

Se tem uma coisa que nós da Cozinhateca somos apaixonadas podemos dizer que é receber amigos em casa!!! É muito bom ter a casa cheia de pessoas queridas e claro, saboreando cada receitinha servida rs... E você? Também acha que qualquer data é motivo para comemorar?
O grande problema é ter tempo para organizar tudo, pensar em cada detalhe, ter sempre novidades e curiosidades...  mas não fique triste rs... você vai adorar a nossa indicação de hoje! A nova empresa que acaba de chegar ao mercado paulista:

As consultoras Maria Amélia Martinez Fazenda Freire, uma amiga querida aqui do Cozinhateca, eClaudia de Cillo se uniram e criaram serviços inovadores e totalmente personalizados para qualquer tipo de evento. Agora podemos contar com a ajuda e bom gosto desta dupla que, assim como nós, adora receber a turma!

E elas também montaram um blog com ideias bem bacanas. Dá uma olhada lá!!! Vale muito a pena conferir!!!

Gi e Ilana
Você também vai gostar dos posts de Por aí

SEGUNDA-FEIRA, 31 DE OUTUBRO DE 2011

Becco 388

No final de semana fui com o meu namorado e amigos assistir a peça "Eu era tudo pra ela, e ela me deixou" do ator Marcelo Médici. Eu sempre gostei muito do trabalho dele, mas a cada peça que eu assisto fico ainda mais fã.....ele tem o dom de atuar. Vale muito a pena assistir.

Saindo do teatro fomos conhecer um restaurante que fica ali perto do teatro Faap, chamado Becco 388. O lugar é bem bonito e uma ótima pedida para ir de casal, a iluminação deixa o clima bem romântico. A comida é deliciosa e a apresentação dos pratos uma atração a parte.

Quando você for não deixe de provar o risoto vegetariano e o Tuna Tartar.

Becco 388
Rua Mato Grosso, 388
Tel. (11) 2361 0388

Gi

Você também vai gostar dos post publicados em Por aí.

SEGUNDA-FEIRA, 3 DE OUTUBRO DE 2011

Gil Café

Você já conhece o Gil Café? Não? Então não sabe o que está perdendo! É um bistrô pequeno e aconchegante e localizado no Itaim. A decoração é bem interessante, com itens diferenciados e quase tudo o que está exposto está à venda.

A comida é simples e gostosa! Eu recomendo o risoto de abobrinha com azeite trufado (R$ 40,00)... com o hambúrguer recheado com queijo brie então... hum delícia! E lá também tem uma caipiroska enorme rs... Passe por lá porque vale a pena conhecer!

Depois me conta se gostou!

Gil Café
Rua Jacurici, 37 – Itaim Bibi
Tel.: (11) 3078-4501

SEXTA-FEIRA, 12 DE AGOSTO DE 2011

Dia dos pais: onde comer?

No próximo domingo comemoramos o dia de algumas pessoinhas muito, mas muito especiais: nossos pais!!! E claro que a Cozinhateca não podia deixar de fazer um post dedicado à eles rs...

Fizemos uma lista de alguns restaurantes para você levar seu paizinho lindo para almoçar ou jantar no seu dia!

Desejamos um ótimo dia para todos os papais!!!

Ilana e Gi

Capim Santo

No restaurante Capim Santo, a chef Morena Leite preparou um bufê especial para receber os pais e suas famílias no dia 14 de agosto, com 17 opções de saladas, oito pratos quentes e 13 guarnições e sobremesa (R$ 67 por pessoa; menores de cinco anos não pagam, e crianças de seis a dez anos pagam 50%). No menu, destaque para a costelinha com caramelo de tangerina acompanhada de quirela, prato criado para a data.

Al. Ministro Rocha Azevedo, 471, Jardim Paulista - São Paulo
Tel. (11) 3068-8486

Restaurante 348 Parrila Porteña

Se seu pai é fã de carnes, você não pode deixar de levá-lo ao 348. É um restaurante argentido que, além de ser um lugar agradável e muito bem freqüentado, a comida é deliciosa! O bife ancho, acompanhado pela papatasso (batatas fritas ao murro com orégano) e uma saladinha com alcaparrones é de dar água na boca!

Vila Olímpia - Rua Comendador Miguel Calfat, Nº 348 - Vila Olímpia - SP - São Paulo – Fone (11)3849-0348
Higienópolis - Rua Bahia, Nº 364, Higienopolis - SP - São Paulo - Fone (11) 4306-0348
Brasília - CLS 411 - Bloco D - DF - Brasília - Fone (61) 3345-1348

Vilia Cioè

O restaurante Villa Cioè elaborou um prato especialmente para o domingo, dia 14 de agosto. Os papais que almoçarem na casa poderão se deliciar com um delicioso Galeto ao Limone acompanhado de molho rústico, que leva tomates e especiarias e custa R$ 40.

De sobremesa, opte pelo ótimo Risoto de Coco com Figos assados à R$ 15 ou a Crostata de Pera com mascarpone à R$ 23. A carta de vinhos oferece bons rótulos à preciso honestos.

Villa Cioè
Rua Tupi, 564 – Higienópolis
Reservas pelo telefone 3662-1121
Horário de funcionamento: Terça à sábado -12h às 15h30h – 19h às 23h30; aos domingos – 12h às 16h

Santo Grão Jerônimo da Veiga

A chef Fabiana Agostini, que comanda as caçarolas do Santo Grão da Jerônimo da Veiga - a mais gastronômica das casas do grupo – elaborou um saboroso prato para o domingo do Dia dos Pais. Eles irão se surpreender com um delicioso Magret de Pato com Creme de Vanilla e Figos Assados à R$ 61,20.

Rua Jerônimo da Veiga, n° 179
Tel. (11) 3071-3169
Horário de funcionamento: terça a domingo das 08h as 0h; segundas da 09h as 0h.

Chef Rouge

O restaurante Chef Rouge preparou um menu especial para quem deseja celebrar o Dia dos Pais com ar parisiense. Preparado pela chef Renata Braune, o cardápio conta com entrada e prato principal, disponível nas duas unidades do restaurante durante o almoço e jantar dos dias 12, 13 e 14 de agosto.

Como entrada a chef preparou o canard au foie gras _finas lâminas de pato mal passada com molho foie gras e mix de brotos (R$ 45). Já o Wellington d’agneau au cognac é o prato principal da data, um lombo de cordeiro ao molho de conhaque envolto em massa folhada, acompanhado de champignons e legumes glaceados(R$ 69). Para harmonizar com estes os pratos, a chef Renata Braune sugere os vinhos Chateau Les Grange 2007 (R$ 145) e Chateau Haut Badon 2007 (R$ 188).

R. Bela Cintra, 2.238, Jardins. Tel. (11) 3081-7539
Morumbi Shopping – Av. Roque Petroni Júnior, 51, piso Terraço. Tel. (11) 5181-9749

SEXTA-FEIRA, 29 DE JULHO DE 2011

Cozinha de uma Missão Californiana dos anos 1800

No início deste mês eu, meu marido e alguns amigos fizemos uma viagem de carro pela Califórnia. Nem preciso dizer que foi tudo muito lindo rs. Logo logo vou postar várias dicas para comer por lá!!!

Bom, na viagem pela costa passamos por Santa Bárbara, uma cidade encantadora. Visitamos uma Missão (Living Old Mission Santa Barbara), que foi a décima missão a ser estabalecida na Califórnia pelos Franciscanos Espanhóis. O local é demais, passa uma paz imensa. E lá, no museu, me deparei com uma cozinha que mostrava como eram suas cozinhas em 1800. Inclusive, a parece da esquerda era a original! Achei tão interessante que fotografei para você ver!

Eles viviam praticamente de carne, milho e feijão. A comida era feita tanto interna quanto externamente, mas apenas as mulheres cozinhavam na parte interna (como mostram as fotos) sob muito calor!

Espero que você goste!!!

TERÇA-FEIRA, 19 DE JULHO DE 2011

Comer em Miami

Nós aqui do Cozinhateca temos uma amiga muito especial, mais companheira impossível,  divertida, e adora viajar! E uma das mais próximas do Cozinhateca, afinal ela é a primeira a provar quase todas as receitas.

Quando ela decidiu passar as férias com a amiga Camila, demos logo uma missão para elas, anotar os restaurantes mais badalados e com os melhores pratos. As meninas arrasaram e as dicas estão ótimas.

Se você está programando suas férias para Miami, vai adorar com certeza!

Gi e Ilana

"Antes de qualquer viagem sempre peço as últimas dicas dos amigos descolados que moram ou estiveram recentemente no lugar. Com Miami à vista não foi diferente, recebi muitas dicas bacanas: desde os lugares tradicionais até os mais badalados do momento.
Fiz uma seleção dos que mais gostamos. Obviamente, não conseguimos ir a todos, o que é ótimo, pois nos dá bons motivos para voltar!

CASATUA
Funciona em uma casa super charmosa e aconchegante, escondidinha em meio ao agito de Miami Beach. Com os muros todos cobertos por vegetação, fica camuflado numa esquina a duas quadras da Collins Avenue. Ideal para Jantar, no jardim é ainda melhor!  A sensação é de se estar em alguma vila européia, num clima incrivelmente prive. Foi o lugar em que provei o melhor prato de toda a viagem: escalopine de vitela com molho adocicado de mini cebolas, acompanhado de uma tacinha de vinho tinto. E o preferido da Camila Lucarelli, minha super fofa companhia na viagem. Merecido relax depois de um dia intenso de compras. Vale à pena conferir e repetir!!!!

1700, James Avenue, Miami Beach

PRIME ONE TWELVE
É um dos melhores para se comer bem e badalar!  A probabilidade de se encontrar algum famoso em suas mesas é grande! Fica ao lado do Devito (não fomos, mas também faz parte de qualquer roteiro gastronômico de Miami). Fugindo dos tradicionais Steaks, fizemos duas escolhas diferentes: Sesame Crusted Tuna w/ Crispy Ginger Rice Ball, Wasabi Sauce & Sweet Soy ($42) e Grilled Salmon w/ Whipped Caper Potatoes, Asparagus & Lemon Nage ($35), devidamente acompanhados de vinho branco geladinho!
Deliciosos e impecavelmente servidos!
112, Ocean Drive
www.prime112.com

CARPACCIO

Ideal para almoço quando estiver no Bal Harbour. Você recupera as energias entre uma e outra comprinha incrível (meeeeda!) no shopping mais balado da cidade, inspiração para o nosso Cidade Jardim. Sentar-se na varanda é mais gostoso. Preferência nacional em Miami, conta com atenciosos garçons (brasileiríssimos também), explicando o menu timtim por timtim para quem não fala a língua do Tio San. Almoçamos lá duas vezes e posso garantir que qualquer escolha vai ser uma ótima pedida!

Bal Harbour
9700, Collins Avenue

LA PIAGGIA
Um dos pontos altos da viagem! Dica valiosíssima de um amigo que vai sempre a Miami. Inspirado nos beach clubs de Saint Tropez, traz o mesmo clima do balneário francês: música fina, ambiente agradável e gente bonita. O vinho rosé da casa faz sucesso em todas as mesas. Para comer, a escolha foi um dos meus pratos prediletos: Le Tartare. Tudo para reforçar o clima da Côte d’Azur. Vá para almoço de domingo, chegando entre 15h e 16h.
Imperdível!

1000, South Pointe Drive

VITA
Badaladíssimo! Perfeito para jantar e dançar no mesmo lugar. Serve pastas, frutos do mar e carnes. As opções são deliciosas! Quarta-feira é o dia: chegue cedo ou faça reservas para o jantar, e emende a baladinha que rola no jardim externo da casa.
Foi ali que o Bono e sua turma estiveram na véspera do show! Chique hein?!!!

1906, Collins Avenue

THE CHEESECAKE FACTORY
Tradicional. Tem que ir. Sempre com uma espera razoável, os pratos servem muito bem duas pessoas. Na medida para você ainda pedir um mega pedaço de cheesecake, em qualquer uma das mil variações. Elegemos a melhor a de chocolate branco com macadâmia. Delícia!
Funciona no Aventura Mall, piso inferior.

Aventura Mall

19575 Biscayne Blvd

GRAND LUX CAFE
Dica esperta para quem quer comer a famosa sobremesa again e não está afim de voltar ao sempre lotado Cheesecake Factory. Dos mesmos donos, o restaurante funciona no piso térreo do Aventura Mall, com entrada direta pelo estacionamento. O ambiente é mais tranqüilo, quase sempre sem espera e o cardápio com alguma variação. Sobremesas diversas, além de 5 ou 6 opções do famoso cheesecake.

Aventura Mall
19575 Biscayne Blvd

BLUE DOOR FISH
Restaurante do famoso e tradicional hotel Delano. Já vale a visita só pela decoração do designer francês Phillipe Starck. O ambiente é lindíssimo e a comida deliciosa, com pratos da culinária francesa e americana. A programação é ir cedo e depois esticar para um drink no próprio bar do hotel, ou em alguma baladinha"

Camila Lucarelli e Carol Nicolini

Carol

SEXTA-FEIRA, 15 DE JULHO DE 2011

Le Manjue Bistrô

Esses dias fui com meu marido no Le Manjue Bistrô!!! É um lugar muito fofo, aconchegante e a comida é divina! É o primeiro e único restaurante certificadamente orgânico do Brasil. A cozinha é contemporânea, espelhando as experiências internacionais do chef Renato Caleffi, que tem como especialidade o Jambalaya, prato típico de Nova Orleans, nos Estados Unidos.

Experimentei o Jambalaya e achei demais!!! Parece um risoto, mas alguns o comparam a uma paella. Em sua essência, é um prato picante, mais pesado ou denso, na maioria das vezes resultado de uma mistura de camarões, linguiças e toucinho, pimentões e cebolas.

De sobremesa ainda comemos o crepe de cacau nocciolata! Humm... delícia!!!

Vale muito a pena conhecer!!!

Le Manjue Bistrô

Crepe de Cacau Nocciolata

SÁBADO, 9 DE JULHO DE 2011

Dia da Pizza

Tem coisa mais gostosa que pizza? Não tem hora certa para comer... de qualquer jeito é uma delícia.....saindo do forno a lenha, requentada no forno de casa, toda bagunçada pelo motoboy descuidado, ou gelada no café da manhã.

A pizza está tão presente na vida dos brasileiros que nem parece que foi criada pelos egípcios e trazida para cá pelos italianos. Já tem a cara dos paulistas, tanto que desde 1985 a cidade comemora no dia 10 de julho o Dia da Pizza.

Nada melhor do que comemorar essa data, comendo uma redonda! O Por aí de hoje vai indicar 2 pizzarias que além de terem pizzas deliciosas também são lindos e muito agradáveis.

Também vamos dividir com você uma receita de massa de pizza muito fácil.

Conta pra gente, qual a sua pizza preferida? Boa pizza!

Pizzaria Veridiana
A Veridiana que fica localizada no bairro dos Jardins é uma das pizzarias mais lindas de São Paulo, o local lembra uma linda mansão, possui um amplo salão, com o pé direito bem alto,  piano no centro, e  há um espaço no subsolo um pouco mais reservado.

O balcão na entrada também é lindo e bem movimentado, já que casa está sempre lotada, então chegue cedo e aproveite para pedir as entradas, que são um destaque a parte. Não deixe de provar o Crostini e pão com linguiça.

Nós adoramos Sangria e a que é servida no Veridiana, não perde nada para qualquer sangria espanhola. Se além de comer uma pizza saborosa, você procura um lugar lindo e bem agradável, com certeza você não vai se decepcionar.

Endereço
Rua José Maria Lisboa, 493
Telefone: (11) 3559 9151

Pizzaria Bendita Hora
A Bendita Hora localizada em Perdizes é muito charmosa, fica em uma antiga casa, toda iluminada a luz de velas, um lugar ideal para um jantar a dois.

Além do lugar ser lindo, as entradas e as pizzas são deliciosas, a mais pedida da casa é a de Abobrinha, feita com
mussarela e finas rodelas de abobrinha gratinadas com parmesão, boa demais!

E para o Dia da pizza eles preparam algumas surpresas para os clientes, distribuirão presentinhos para quem pedir uma pizza doce de qualquer tamanho e sabor, como descontos, chopp, cafezinho, refrigerante, as famosas balas de pinga produzidas artesanalmente e até outra pizza grande, entre outros mimos.

Endereço

7. Insira no forno próprio para pizza

TERÇA-FEIRA, 7 DE JUNHO DE 2011

Dia dos namorados!!!

O dia dos namorados é um dia tão especial, não é mesmo? Acho tudo tão romântico!!! O problema é encontrar o restaurante ideal para almoçar e/ou jantar com nosso amor... mas não se preocupe! Selecionamos ótimas opções para você!!!

Esperamos que você goste! Depois conta qual você escolheu ok?!

Ilana e Gi

Clos de Tapas

Comandado pelos chefs Ligia Karazawa e Raúl Jímenez, elaborou duas opções de menu que serão servidos no jantar do dia 11 (sábado) do dia 12 de junho (domingo), quando a casa irá funcionar excepcionalmente das 19h30 às 0h para receber os casais. Os cardápios são uma degustação gastronômica com temas e ingredientes especiais para a data.

Para celebrar em grande estilo, a casa selecionou três opções de champanhes. Não estão inclusos no menu, outras bebidas, taxas de serviço e valet.

Menu Instantes
(sequência de 6 pratos)

Couvert
O jardim com aroma de rosas
Robalo em ceviche e sua sopa fria de manjericão
Pirarucu grelhado, caldo de galinha, wakame e cogumelos salteados
Nosso arroz de pato, pérolas de beterraba e laranja
Contra-filet grelhado com esférico cremoso de batata
A rolha e o vinho

- Menus acompanhados de 01 garrafa de Veuve Clicquot Brut Ponsardin - R$ 550,00 (por casal)
- Menus acompanhados de 01 garrafa de Veuve Clicquot Rosé  Ponsardin - R$ 615,00 (por casal)
- Menus acompanhados de 01 garrafa de La Grand Dame - R$ 1.170,00 (por casal)

Menu Momentos
(Sequência de 08 pratos)

Couvert
Canjiquinha crocante com caldo quente de galinha caipira
O jardim com aromas de rosas
A ostra, sua pérola e sua concha
Carvão de bacalhau
Risotto de trigo e siri mole
Foie gras de pato no Tucupi
Leitão de leite, caqui na cachaça e rôti de alho negro
Gold Label & Chocolate: Café, amêndoas e maçã assada

- Menus acompanhados de 01 garrafa de Veuve Clicquot Brut Ponsardin - R$ 660,00 (por casal)
- Menus acompanhados de 01 garrafa de Veuve Clicquot Rosé Ponsardin - R$ 705,00 (por casal)
- Menus acompanhados de 01 garrafa de La Grande Dame - R$ 1.280,00 (por casal)

Clos de Tapas
Rua Domingos Fernandes, 548 – Vila Nova Conceição
Tel.: (11) 3045-2291

Tantra Restaurante

Conhecido por usar ingredientes exóticos e combinações inovadoras, o chef Eric Thomas criou um menu inusitado para comemorar o Dia dos Namorados. A grande novidade será a entrada, um cardápio comestível feito com massa fina de pão temperado com ervas frescas e escrito com tinta natural de beterraba e lula.

A inspiração para o cardápio deste ano foram as sementes de romã e baunilha, conhecidas por seu poder afrodisíaco. Para o prato principal, o chef apostou em uma experiência sensorial e oferece duas sugestões, o robalo com molho de baunilha levemente apimentado e cítrico ou o supremo de frango com molho agridoce de romã com mandioquinha e perfume de wasabi.

O menu especial ainda conta com duas opções de sobremesas: o Chocolate Dreams com seis tipos de chocolate - o copo, colher e recheio são comestíveis - e a Mousse Tropical, com frutas exóticas encomendadas especialmente do Oriente para a data - o copo, colher e recheio são comestíveis.

O menu estará disponível durante todo o mês de junho e tem custo de R$125,00 por pessoa.

Tantra Restaurante
R. Chilon, 364, Vila Olímpia.
Tel. (11) 3846-7112.

Mabella & Ton Ton

Nova steakhouse do chef Paulo Zegaib, antecipa sua comemoração para o Dia dos Namorados e oferece o Surf and Turf, uma cauda de lagosta com filé mignon ao molho de espinafre e gengibre, servida com batata assada (R$ 68,00). O prato exclusivo será servido somente no jantar do dia 11. O casal recebe como cortesia duas taças de espumante.

Rua Jerônimo da Veiga, 153, Itaim Bibi
Tel. (11) 3079-1049

Lola Bistrot

Comandado pela chef Daniela França Pinto, preparou um menu especial (R$ 198,00 por casal) que será servido no jantar do dia 11 (sábado) e no almoço e no jantar do dia 12 de junho (domingo), quando a casa irá funcionar das 13h às 17h e excepcionalmente das 20h à 1h para receber os casais. O cardápio traz duas sugestões de entrada, duas opções de prato principal e uma sobremesa.

As entradas são uma pot pie de cogumelos ao queijo emmental e trufas, ou uma saladinha verde no cesto de parmesão com figos frescos e chips de presunto de Parma. As sugestões de prato principal são o peixe do dia em leito de legumes glaceados e fundos de alcachofra gratinados, ou um raviolone de cordeiro ao próprio suco e ervas crocantes. A sobremesa é o mil-folhas de morango frescos com chantilly de vinho do Porto. Os casais também serão presentados com uma surpresa criada pela artista plástica e designer gráfica Grá Mattar.

R. Purpurina, 38, Vila Madalena
Tel. (11) 3816-5792

Baruk

Para trazer um toque árabe para a data, o restaurante criou o Menu 1001 Noites, servido no fim de semana do Dia dos Namorados (11 e 12 de junho).

O cardápio (R$ 39,70 por pessoa) traz ingredientes considerados afrodisíacos, como romã, pimenta e miski. Os pratos servidos são o michwi de mignon (cubos de filé mignon intercalados com cebola, tomate e pimentão), o cuscuz marroquino, a muhámra (pasta levemente apimentada de pimentão vermelho com nozes) e, de sobremesa, um sorvete de miski com calda de frutas vermelhas. O menu também inclui uma caipirinha de melancia com pimenta chili.

Al. Raja Gabaglia, 160, Vila Olímpia

La Vie en Douce

E para a sobremesa, a chef Carole Crema lança para o Dia dos Namorados um doce para repartir inspirado em um de seus grandes sucessos, os ovos de colher. Os doces, com 500g, são feitos em forma de coração e podem ser divididos por duas pessoas. A base é feita com chocolate belga ao leite, e o doce pode ser recheado com Nutella coberta por farofa de avelã crocante (R$ 59,00) ou com o tradicional brigadeiro coberto com praliné (R$ 49,00), uma das marcas registradas da casa.

Itaim Bibi – R. Pedroso Alvarenga, 514 . Tel. (11) 3078-1110
Jardins - R. da Consolação, 3.161. Tel. (11) 3088-7172

QUINTA-FEIRA, 2 DE JUNHO DE 2011

Urban Secrets

Você já ouviu falar de uma comunidade gastronômica clandestina em Barcelona? Eu sou uma apaixonada por essa cidade catalã, e nos 2 anos que vivi lá, não conheci nada parecido como isso.

Urban Secrets é um novo conceito de restaurantes, em estabelecimentos que nada tem a ver com gastronomia, em lugares que a maioria das pessoas nem sabe que existe. Os criadores dessa comunidade encantam os membros oferecendo sigilo e exclusividade.

Os sócios desfrutam de jantares, shows, degustação de vinhos, vendas especiais, exposições e outras ações que geralmente são inacessíveis.

Imagina que bacana uma rota secreta pela lindíssima Barcelona, que começa em um ponto de encontro muito concreto e peculiar, reunindo um grupo reduzido de pessoas, que também formam parte do Urban Secrets. E aí começa uma noite repleta de surpresas e sensações únicas.

No final da noite, o jantar é servido em um dos restaurantes clandestinos do Urban Secrets, há um atrás de um spa chamado Bali Spirit, outro em uma loja de souvernis chamada Chi-Ton e o Tintorería Dontell que fica em uma lavanderia.

O sucesso é tão grande que eles já estão programando a abertura de novos lugares.

Ah, há diferentes níveis de membros, e quanto mais premium, mais interessante as experiências, que nunca se repetem.

E para fazer parte dessa sociedade é preciso se inscrever no site www.urbansecrets.net . Eu já fiz minha inscrição, e vc, vai fazer?

www.urbansecrets.net
Marc Sorli: marc.sorli@globally.es  + 34 93.238.68.20
Alexandra Matheu: alexandra.matheu@globally.es + 34 93.238.68.20

Chiton Souvenirs

Coctelería Chiton Souvenirs

Tintorería Dontell

TERÇA-FEIRA, 31 DE MAIO DE 2011

Pastifício Primo

Sabe aquele dia em que você está com muita preguiça de cozinhar mas queria muito comer uma massa caseira muito gostosa? Neste frio então... hum... não fique triste rs... tenho uma ótima dica: Pastifício Primo - uma fábrica artesanal de massas, molhos e antepastos.

Sexta passada eu comprei ravioli de queijo e de cordeiro e os molhos tomatada (tomate com mussarela), ao pesto (Divino!!!) e branco. Era para umas 6 pessoas então escolhi vários molhos diferentes para não ter erro rs e todo mundo adorou! Lá tem também massas feitas à tinta de lula, de espinafre, coloridos... aff é muita coisa boa!

E como o dia dos namorados está chegando, também pode ser uma ótima opção para quem não terá tempo de cozinhar rs... ah! E no site deles tem uma promoção dos namorados... aproveite!

Você também vai gostar dos posts de Por aí...

Pastifício Primo
Aberto de segunda a sábado das 9h às 21h
Domingos e feriados das 9h às 14h
Unidades em Pinheiros (Fradique Coutinho, 211) e Higienópolis (Alagoas, 28).

SEGUNDA-FEIRA, 16 DE MAIO DE 2011

Comer em NY

A convidada de hoje é uma amiga muito querida da Cozinhateca. Paula Queiroz é uma mulher moderna e apaixonada por restaurantes. Como no último feriado ela foi para Nova York como o namorado, pedimos para ela a lista de restaurantes que eles conheceram com as dicas de reservas e pratos.

Ela descreveu tudo tão bem e de uma forma tão descontraída, decidimos então reproduzir seu texto na íntegra rs. Então, se você pretende ir a Nova York ou tem pelo menos curiosidade em conhecer restaurantes de lá, vejam as dicas de Por aí de hoje!

Obrigada Paula, pelas dicas e pelo carinho!!!

Gi e Ilana

“Eu, como todo mundo, gosto muito de NY, acho a cidade dinâmica, descolada, divertida, incessante, turística, por isso há algum tempo meu namorado e eu resolvemos passar alguns dias lá, por ser nossa primeira viagem internacional juntos estava bastante ansiosa, a quantidade e variedade de restaurantes em NY é um dos grandes atrativos da Big Apple, mas também pode ser um problema, onde ir? qual indicação confiar? Será que o concierge do hotel entenderia nossas preferências?

Pensando nisso, antes da viagem fiz uma seleção dos principais, melhores, mais recomendados e badalados restaurantes da cidade, mas que atendessem às expectativas de um jovem casal de férias, fiz uma grande lista de lugares e algumas reservas antes de sair do Brasil, o resultado foi bastante positivo, apesar de não termos conseguido reserva para clássicos como Nobu e Per Se e menos tempo do que gostaria para ir a todos os lugares, chegamos ao fim da viagem felizes com as escolhas e com milhares de idéias para as próximas visitas à NY.

The Lion

O The Lion, do badalado chefe John Delucie, é aquele restaurante que aparece em vários guias e recomendações como um ‘must go’, o ambiente é displicentemente chique, o local é freqüentado por diversos artistas e figurões nova iorquinos, e realmente vale a pena.

O bar da entrada é lotado mas com drinks bem caprichados, tomei uma marguerita ‘on the rocks’ no copo baixo (nunca havia tomado marguerita fora do tradicional copo de cocktail) muito bem feita

O salão principal tem todo um toque vintage ‘descolado’ que lembra uma biblioteca antiga, com sofás de couro capitonê, candelabros de vidro, objetos de decoração e pelas paredes com pé direito duplo, diversas telas, incluindo uma incrível do Basquiat e uma foto do Andy Warhol feita pelo David Lachapelle.

A comida também é impecável, meu namorado pediu uma picanha com legumes muito macia e muito bem feita, eu optei por um prato que está sempre na minha lista de pedidos aqui no Brasil , gnocchi trufado na manteiga.

Mesmo se tratando de um prato que sempre peço, o The Lion me surpreendeu, primeiro pela massa, feita de queijo pecorino, que estava leve como poucas vezes eu experimentei, também pela manteiga deu ainda mais sabor, por último pelas trufas, no Brasil o azeite trufado está na moda e muitos acham que substitui as trufas, mas para mim quem pede trufas quer trufas de verdade, e não apenas o aroma, por isso adorei as generosas lascas espalhadas pelo prato que comi uma a uma em um jantar maravilhoso.

Preço por pessoa do jantar, U$100,00 com prato principal e bebida alcoólica

The Lion
62, West 9th Street
Tel: 212-353-840
(aceitam reservas com 2 semanas de antecedência)

Popburguer

Conheci o Popburguer por acaso, andando pela 5a avenida perto da hora do almoço veio a vontade de comer um hamburguer, entre as várias opções anotadas no meu inseparável caderninho de sugestões de viagem, percebi que estava pertinho do Popburguer, que fica na 58th pertinho da loja da Apple e da FAO Schwarz

Logo de cara o que me chamou a atenção foi a proposta ‘multi formato’ do local, no primeiro andar um balcão e mesinhas no estilo lanchonete, para pessoas com pressa ou que queiram levar para casa a comida, no segundo andar, o sistema ‘table service’ em um lounge com mesas baixinhas redondas e meia luz, o terceiro andar fica um bar com opções de entradas.

Instalados no andar que melhor nos atendia (o lounge), pedi um hamburguer clássico, o cardápio é bastante limitado e conta apenas com uma opção de hambúrguer, que na verdade não é um hambúrguer, mas 03 mini hambúrgueres com molho cheddar acompanhado por fritas servidas em um copo tulipa, uma boa opção para matar o desejo de hambúrguer fugindo um pouco do tradicional.

Popburguer
14 East 58th Street

Beauty and Essex

Recomendação de uma amiga que vai sempre à NY, o Beauty and Essex é um restaurante bem moderninho no lower east side, daqueles que você só encontra em NY, primeiro porque fica nos fundos de uma loja de instrumentos musicais, com uma boa licença poética para a palavra ‘fundos’, pois é bem grande e tem 2 andares, depois porque é freqüentados pelos típicos ‘hypes’ nova iorquinos, o dia que eu fui lá tinha um evento do Triceba Film Festival, um festival de cinema americano que cultua o cinema independente e mais autoral.

O jantar é acompanhado por música é alta e ambiente escuro, as paredes são pitadas de preto e a iluminação baixa, ainda bem que a amplitude do salão e o pé direito alto garantem que a decoração não passe uma sensação sufocante,

Olhando o cardápio preferimos pedir diversas entradas para depois pensar no prato principal, começamos por um carpaccio do Kobe beef incrível, que pedimos duas vezes, as fatias do Kobe, como era de se esperar, estavam extremamente macias, com o corte fino do carpaccio, se desmanchava na boca, deixando o sabor ficou ainda mais delicado do que o Kobe beef normal, o prato era tão delicado que o molho proposta pelo chef era muito suave, um fio de azeite, um pouco de gergelim e finas lascas de queijo parmesão torrado por cima, misturando a textura crocante do gergelim e queijo torrado com a maciez do carpaccio.

Nossa segunda opção foi um tartare de tomate, que veio em 04 pequenas porções coberto por uma espuma de ovo, uma combinação interessante, entre o tomate e a espuma de ovo, primeiro pelas temperaturas de um e outro, o tartare estava temperatura ambiente e o ovo morno, depois pela imprevisibilidade da espuma que se misturou ao tartare de uma forma não usual para um ovo.

Fechando as entradas, um momento saudosista, ‘pan con tomate’, um prato típico da culinária espanhola, que me lembra muito a época que morava em Barcelona, que nada mais é do que um pão envelhecido aquecido no forno com alho e azeite (a dica está em esfregar o alho no miolo do pão antes de colocar o azeite, e não apenas colocar pequenos pedaços), coberto por uma espécie de fricassé de tomate com um pouco de manjericão, no caso da versão do Beauty and Essex acho que ficou bem próximo do que estava acostumada, o tomate bem maduro mas acho que faltou um pouco de alho no pão, uma boa pedida de qualquer forma

Como prato principal um hamburguer com fritas, afinal estamos nos Estados Unidos e esse é o prato oficial do país, das fritas nada de diferente, do Hambúrguer uma agradável mudança, a carne estava coberta por um molho de queijo de cabra delicioso, conferindo um ar de sofisticação bem interessante ao bom e valho hambúrguer.

Total da conta, U$71,00 por pessoa com vinho (sem gorjeta)

Beauty and Essex
146, Essex Street
Lower east side
(aceitam reservas)

Mañana

Sou apaixonada por comida mexicana, fui apenas ujma vez ao México, por isso não posso dizer que sou uma grande conhecedora dos hábitos alimentares locais, mas me refiro ao famoso ‘tex mex’, que mistura comida mexicana com traços norte americanos, frequentemente arrasto meu namorado a alguma opção paulistana e, quando vou aos Estados Unidos, um restaurante mexicano é parada obrigatória, havia ouvido falar muito bem do ‘La Esquina’ no Soho, mas não consegui reserva para irmos lá por, por isso fomos ao Mañana, restaurante do Grupo Serafina, uma ótima opção de mexicanos mas que não foge muito do estereótipo colorido, com música latina e até um pouco cafona.

Chegamos lá morrendo de fome por isso já pedimos nachos de carne, salgadinhos de milho (quase igual ao doritos) cobertos por queijo, carne moída, chilli, um pouquinho de guacamole e um molho levemente picante, eu adoro mas pensando isoladamente em alguns dos ingredientes como feijão, carne, pimenta, abacate e doritos, é realmente difícil pensar que fique bom.

Depois um taco de frango para cada um, que vieram com uma apresentação diferente do habitual, ao invés da tradicional tortilla, um pão de folha aberto com o recheio por cima: cubos de frango temperados com coentro fresco embebidos pelo molho sour cream, um clássico da culinária mexicana.

Para fechar o almoço um burrito de carne, uma espécie wrap, mas sem o apelo natural e leve de um warp (muito pelo contrário), um pão de folha envolvendo o recheio de feijão e carne, também regado a sour cream e com muito coentro fresco, todos os pratos com ingredientes fresquíssimos, o que me fez ficar fã do mañana e me deixar morrendo de vontade de ir no mexicano ao escrever esse post.

Preço por pessoa, U$37,00 sem gorjeta

Mañana
27 east, 61th Street

The Standard Grill

Impossível não passar horas no Chelsea hoje em dia em NY, seja para conferir as lojas, para passear no Chelsea Market, um mercadão antigo descolado que divide espaço com o Sterling, um dos principais estúdios de gravação de gravação do mundo, para conhecer o high line, um parque suspenso, construído sob uma linha de trem recém inaugurado, ou para ir ao The Standard Hotel, um hotel boutique novinho de arquitetura contemporânea que impressiona pelo design e porque fica sob o parque high line.

Dentro do The Standar Hotel existem várias opções de lugares para conhecer, como a boom boom room (hoje uma das melhores baladas de NY), o Le Bain ou alguns restaurante como o The Standar Grill, que fomos jantar.

O The Standard Grill é um ambiente informal bem claro e iluminado com gente bacana e descolada, o que mais me impressionou foi a carta de vinho, super completa e com opções variadas, dos básicos californianos até safras diversas de Chateaux Margaux

A entrada foi o melhor do jantar, uma terrine de foie gras com chutney de algo que ainda não consegui entender ou identificar (se alguém souber a tradução de ‘rhubarb’ é super bem vindo), adorei a combinação, a terrine estava bem firme e o molho suave e leve, dando inclusive a aparência de um mel.

Como prato principal pedi falafel, uma espécie de croquete de verduras árabe, acompanhado de legumes na manteiga e vinagrete, o meu prato estava bastante saboroso como o do meu namorado, um fettucini com camarão e molho de laranja.

Preço por pessoa do jantar com vinho e cerveja U$70,00 (sem gorjeta)

The Standard Grill
848, Washington Street

Eataly

O Eataly foi um dos lugares mais divertidos que estive. Um mercado de produtos italianos que busca trazer ao local não apenas os ingredientes da culinária italiana em barracas de pães, queijos, massa fresca e até utensílios de cozinha, mas fala do prazer de comer que existe na Itália. Pelas paredes e nas camisetas dos garçons frases como (‘you are what you eat’, ‘você é o que você come’) ou coisas que reforcem a alegria das refeições e a necessidade de se comer bem.

Pelo mercado há diversos restaurantes, peixe, carne e massa, que foi o nosso escolhido, claro.

Mais uma vez uma entrada maravilhosa, um mix de queijos – gruyere, cabra e pecorino com pão italiano e um molho bechamel maravilhoso, como prato principal uma lasagna ao ragu muito boa, não deixou a desejar a nenhuma massa ou lasagna que já comi no Brasil, mas achei o ponto da massa da lasagna um pouco mais al dente que o normal e com menos queijo que o habitual, o que deixou o prato saboroso, era possível sentir o gosto do ragu e do molho perfeitamente.

Preço por pessoa com entrada, prato principal e 01 taça de vinho U$30,00 (sem gorjeta)

Eataly
200, 5th Avenue

Benihana

O Benihana é uma rede de restaurantes que existe em várias cidades dos Estados Unidos, comida japonesa na chapa envolta por uma áurea de ‘show’, são chapas comunitárias para 08 pessoas atendidas por um mesmo ‘chef’ ou ‘chapeiro’, que faz não apenas a comida, mas diversas performances durante o jantar, como malabares e desenhos.

O jantar é bastante divertido, um pouco constrangedor estar em uma chapa de pessoas desconhecidas, mas é muito divertido, a comida é excelente, comemos legumes na chapa, arroz integral e frango com molho agridoce, tudo na chapa (óbvio)

Jantar por pessoa com vinho U$66,00

Benihana
47 West 56th Street
New York, NY 10019

Oak Room

Passeando pelo Central Park paramos no Plaza para conhecer o Plaza Food Hall, um pequeno mercado com alguns balcões e mesinhas para almoço, super charmoso e aconchegante, mas optamos por almoçar no Oak Room, que fica fora do Food Hall e ainda dentro do Plaza, pois naquele momento queríamos fugir da pressa típica do americano para fazer suas refeições, buscávamos algum lugar calmo, silencioso para simplesmente desfrutar nosso almoço.

O Oak Room pareceu ser exatamente isso, um restaurante sofisticado, de decoração clássica e menu requintado onde o tempo parece passar mais devagar.

Pedimos uma taça de vinho e uma entrada recomendada pelo garçom que nos atendeu, 03 mini tacos de atum com coentro fresco e maionese de wassabi bem delicada, que imprimiu uma pequena ardência ao atum.

Como prato principal carré de cordeiro com ratatouille e purê de berinjela, o ponto do carré estava excelente, a carne era macia e acompanhei com um pouco de mostarda dijon.

O almoço com uma taça de vinho por pessoa ficou por R$59,00 (sem gorjeta)

Oak Room
10, Central Park South

Espero que você tenha gostado

Paula"

Posts antigos de Por aí...