terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Harmonia dos Sabores

Este fim de semana tive uma experiência enogastronômica muito diferente, glamurosa e deliciosa! Fui convidada para participar da 11ª edição do Festival Harmonia de Sabores, no Sofitel Guarujá Jequitimar, comandado pelo simpático e mais do que talentoso chef Patrick Ferry, que preparou um cardápio inspirado nas regiões de Alsace e Lorraine na França.

Cada vez que desfruto de um menu criado por um chef experiente fico ainda mais encantada com a criatividade deles na hora de combinar os sabores. Outro detalhe que faz toda a diferença é a harmonização dos vinhos. Não sou grande conhecedora, mas fico admirada com o trabalho minucioso que eles fazem para encontrar a uva certa para cada tipo de prato. Realmente é uma arte!

Na mesa linda do restaurante Les Epices, sentei com meu namorado, a relações públicas da casa, um simpático casal de Santos que comanda a revista Acapulco, e outro divertido casal de São Paulo. A noite foi tão animada, que fomos os últimos a sair, o papo estava tão bom, que até perdemos a hora da luta do Belfort.

E vamos ao menu. Para começar, uma sopa de foie gras com azeite de trufas e foie gras poéle, harmonizado com Crèmant D'Alsace Brut França. Um prato leve e saboroso.



Na sequência, ravioli de escargot ao Alsacienne, gostei tanto que poderia repetir! Detalhe da charmosa pétala de rosa.



Como primeiro prato, Mousseline de rã com trutas ao molho de vinho, sim eu comi rã! Foi a primeira vez, e gostei, a mousseline estava tão leve, aerada, deliciosa! Harmonizado com um Pinot Noir Alsace Reserve França, eleito na nossa mesa, o vinho preferido da noite.



Para o segundo prato, folhado de vitela, coelho e porco com risoto de cogumelos Porcini, um prato forte, para mim, um pouco demais, mas todos das mesa aprovaram.



Começando a minha perdição, passamos para as sobremesas do chef patisser Ariel Lettieri, de quem virei fã imediatamente. A primeira a ser servida foi a Vacherin de frutas vermelhas com baunilha, uma combinação perfeita.


E para fechar a noite, uma bola de ouro, que o atencioso garçon derreteu com chocolate quente jogado por cima, e assim que o chocolate foi derretido, era possível ver o recheio de sorvete com calda de frutas vermelhas, simplesmente espetacular. Vontade de aplaudir de pé.





O jantar foi maravilhoso, a companhia ótima, um programa ideal para quem gosta de curtir a alta gastronomia e ainda aproveitar para relaxar de frente para o mar. Esta edição termina no próximo fim de semana, e o chef convidado será Emmanuel Bassoleil do restaurante Skye, com o tema Cuisine du Bourgogne, chique né?



XI FESTIVAL HARMONIA DOS SABORES
Data: De 4 a 27 de janeiro de 2013
Local: Sofitel Guarujá Jequitimar (Av. Marjory da Silva Prado, 1.100, Praia de Pernambuco – Guarujá)


Bjos

Gi 

Nenhum comentário:

Postar um comentário